Conceito:
Segundo o dicionário da APICS*: “Lead Time é um espaço ou intervalo de tempo requerido para realizar um processo ou uma série de operações”. Ainda segundo o dicionário da APICS, no contexto logístico lead time é o tempo entre o reconhecimento da necessidade até a o recebimento do material.
Tipos:
Seguindo a definição acima, podemos entender que existem vários tipos de lead times a serem considerados, vejamos alguns:
Lead time de compra: é o tempo entre a identificação da necessidade até o recebimento do material.
Lead time de Produção: é o tempo entre a chegada do material no centro de trabalho até a entrega do mesmo no almoxarifado de produto acabado.
Lead time de separação: é o tempo entre o recebimento da ordem de separação até a entrega dos materiais no centro de trabalho.
Lead time ou ciclo de desenvolvimento: é o tempo entre a identificação da necessidade até o início da produção de um novo produto.
Composição:
Detendo-nos apenas nos lead times relativos à área de Supply Chain, podemos identificar que cada lead time tem uma composição ou podemos dizer também que tem uma subdivisão conforme abaixo:
Lead time compra:
Lead time de Produção:
Consequência de Longos Lead Times:
Longos lead times causam principalmente aumento de estoque (nos canais de suprimentos e distribuição) e falta de flexibilidade para a empresa reagir a mudanças de mercado.
Imagine uma empresa cujos kits são comprados da Ásia e tem lead time de compras de 6 meses. Se houver uma mudança de mercado (vendas maiores ou menores) a empresa só pode reagir depois de 6 meses pois durante esse período os pedidos de kit já foram firmados com os fornecedores asiáticos e dificilmente eles irão aceitar um cancelamento ou aumento do pedido fora do lead time.
Da mesma forma, Se essa empresa tem 40 dias de lead time de trânsito entre a Ásia e o Brasil, ela sempre terá 40 dias de produção no estoque de trânsito. Imaginemos que ela produz 1000 unidades por dia.Ela terá 40.000 kits no trânsito..
Portanto, cabe ao gestor da área de Supply Chain Management (SCM) tentar reduzir ao máximo os lead times.
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