sábado, 26 de março de 2011

LOTE DE COMPRAS E DE PRODUÇÃO

O conceito de lote na gestão de materiais está sempre associado a uma quantidade de material. No entanto temos vários tipos de lotes que precisam ser explicitados. Vejamos:
É a quantidade mínima que uma empresa está disposta a produzir ou vender. Abaixo dessa quantidade não é interessante produzir ou vender. Normalmente o lote mínimo é definido por causa do padrão de embalagem ou pelo lote econômico de produção.
Exemplo: se o lote mínimo for 100 unidades, todos os pedidos ou ordens de produção devem ser de 100 unidades ou mais.
Lote Múltiplo:
O múltiplo quase sempre é definido pela embalagem, ou seja, se na embalagem do produto cabem 20 peças então o múltiplo é de 20. Isto significa que qualquer pedido de compras tem que obedecer a esse múltiplo, assim para esse caso o pedido seria de 20, 40, 60 e assim sucessivamente.
É normal a empresa definir um lote mínimo e múltiplo ao mesmo tempo. Juntando os dois exemplos acima o pedido ser de 100, 120, 140 e assim sucessivamente, dessa forma atenderia o lote mínimo de 100 unidades e todos os pedidos seriam múltiplos de 20 unidades.
Esse conceito é aplicado quando o lote múltiplo é unitário, ou seja, a empresa pode comprar qualquer quantidade desde que atenda o lote mínimo. Se o lote mínimo for unitário também, esse conjunto - lote múltiplo unitário e lote mínimo unitário - irá gerar o menor estoque possível para quem está comprando.
No conceito lote por lote, se a necessidade de compra for de 99 unidades, a empresa compra ou produz as 99 unidades, se for 120 unidades, a empresa compras as 120 unidades. Não precisa comprar nada, além disso.
Lote fixo:
O lote fixo é uma quantidade fixa que sempre compramos os fabricamos. Isto é, o lote é sempre da mesma quantidade. Esse conceito é aplicado para processos produtivos onde é mais econômico produzir com o recurso de produção no limite máximo de sua capacidade. Assim, se a empresa for produzir tijolos, o ideal é fazer uma fornada completo pois fazer meia fornada ele vai consumir os mesmos recursos de uma fornada cheia. Na produção de aço é o mesmo raciocínio, ou seja, é melhor encher o alto-forno ao invés de deixá-lo pela metade.
Para compras, o lote fixo é mais usado para economizar no frete, por exemplo: trazer um container da china cheio ou pela metade, o frete será o mesmo. Portanto, talvez seja mais barato trazer o container cheio para aproveitar ao máximo o custo do frete.
Lote econômico de compras (LEC):
O lote econômico de compras é definido através da avaliação do custo de comprar versos o custo de manter estoque. Veja no gráfico abaixo que o custo de comprar (CP) diminuir conforme aumenta o tamanho do lote (quantidade pedida), porque diminui a quantidade de pedidos que precisam ser feitos.
Por outro lado o custo de armazenar (CA) aumenta quando aumenta o tamanho do lote devido ao aumento do estoque médio.
O custo total (CT) é a somatória dos dois custos.
O lote econômico é exatamente no ponto onde CP intercepta CA. È nesse ponto que o custo total (CT) é o menor possível. Com base nesse raciocínio podemos concluir o lote econômico é aquele que irá gerar o menor custo total para a empresa.
Abaixo temos a fórmula de cálculo do lote econômico de compras. As variáveis são:
D = demanda anual do item
Cf = Custo unitário por pedido
Ce = Custo unitário de estocagem

2 comentários:

  1. Olá, trabalho com desenvolvimento de sistemas para administração hospitalar e estou implementando o conceito de lote múltiplo para compra. Gostei muito do blog. Os conceitos estão bem claros. Excelente post.

    ResponderExcluir
  2. myfreetips.co.uk videos and youtube - Videodl
    video games, video games, online youtube to mp3 video games, videos, game videos and youtube videos for myfreetips.co.uk. Free videos, video games, video games, video games,

    ResponderExcluir